quarta-feira, 17 de março de 2010

AEROPORTO DE MARINGÁ PERDE VOOS

A partir da próxima segunda-feira (22), a Gol Linhas Aéreas deixará de operar dois voos no Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá. As linhas ligando Maringá e São Paulo (pelo aeroporto de Congonhas) são temporárias e deveriam operar até 19 de junho. No entanto, a interrupção foi antecipada, já que o aeroporto não está atendendo todas as exigências de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para combate a incêndio.
Segundo o superintendente do aeroporto maringaense, Marcos Valêncio, o município não poderá receber novos voos enquanto o local não contar com dois caminhões de bombeiros, modelo AP2 (Ataque Principal), exclusivamente preparado para combater incêndio de aeroportos.
Atualmente Maringá é atendido por um veículo desse modelo, que conta com gerador de espuma, pó químico, capacidade para 5.600 litros de água, entre outras particularidades. “Nós também temos um caminhão urbano adaptado que serve de apoio e que tem capacidade para mais de sete mil litros de água. No entanto, a Anac está questionando o formato do veículo, e sem este equipamento, não há abertura de novos voos”, informou.
Diante do problema, Valêncio afirmou que o aeroporto já está trabalhando para adquirir o caminhão exigido. “Esse veículo custa cerca de R$ 1,5 milhão, é importado e não tem pronta entrega. Então a princípio estamos tentando emprestar de algum outro aeroporto”.
Apesar da retirada dos voos temporários da Gol (que começaram a operar no dia 1º de março), Valêncio ressaltou que Maringá não está perdendo linhas aéreas. Ele explicou que os voos 1330 e 1331 ligavam Salvador até São Paulo, e que foram transferidos para Maringá em decorrência de uma reforma no aeroporto da capital baiana. (inf. Site JM Online - RPC)
Em compensação a Diretora Executiva da Sol Linhas Aéreas, Sandra Mara Colaço, nos adiantou que a companhia está prestes a lançar novas linhas e aeronaves para atender a demanda das cidades de Maringá, Cascavel e Curitiba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário