sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

POLICIA RESGATA IDOSO NO JARDIM UNIVERSO

A pedido da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), de Maringá, e do Ministério Público Estadual (MPE), a Polícia Civil resgatou um aposentado de 73 anos de idade, portador de deficiência motora e auditiva, que há anos era mantido em cárcere privado em uma casa no Jardim Universo, zona sul da cidade. Suspeita de apropriar da aposentadoria do idoso e de contrair empréstimos em seu nome, a dona da casa, uma passadeira desempregada de 31 anos, foi indiciada em inquérito policial.
O caso foi descoberto depois de uma psicóloga e uma educadora de base da Sasc encontrarem o aposentado trancado em um quarto fétido, sujo, abafado, com restos de comida pelo chão e as paredes sujas de fezes. Ao avistar a psicóloga, o idoso implorou para ser retirado do local.
De acordo com a psicóloga, o MPE teria afirmado que o idoso teria direito a um benefício no valor de R$ 1,7 mil, mas ultimamente só recebia R$ 900, devido a empréstimos consignados feitos em seu nome. Vizinhos confidenciaram que a dona da casa teria utilizado parte da aposentadoria para pagar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e na aquisição de quatro rodas novas para seu carro.
Em interrogatório, a passadeira contou que abrigava o idoso havia nove anos, depois de encontrá-lo perambulando pelas ruas. Ela negou ter sacado e usado sua aposentadoria e empréstimos e explicou que todo dinheiro teria sido usado em benefício dele, como cirurgia, consultas e medicamentos. O idoso – que seria oriundo de Umuarama ou Cianorte e não teria familiares – foi encaminhado provisoriamente para um asilo municipal. (f. Roberto Silva - Jornal O Diário)

Um comentário: