terça-feira, 26 de janeiro de 2010

IBAMA PROÍBE VISITAÇÃO À CANIL DE MARINGÁ



Muita gente está chateada em não poder visitar os novos filhotes de tigre do Canil e Escola Emanuel, isso tudo porque o Ibama notificou a empresa de propriedade de Ari Marcos Borges da Silva, proibindo a visitação e exposição dos animais, devido ainda ao não credenciamento como zoológico. E não há quem resista as essas fofuras que nasceram a alguns meses, o mais novo já chamado de Lula, porque ter uma patinha com um pequeno defeito, e o outro maiorzinho de Baruk. E vale ressaltar a competencia dos médicos-veterinários  do Canil Emanuel, pois a reprodução em cativeiro dessa espécie é muito difícil.

Fica difícil a manutenção desses animais com a proibição das visitas, o Canil arrecadava com as entradas pelo menos o valor para pagamento da comida dos animais, que por sinal, não comem pouco.
O proprietário Ari, está tentando junto aos deputados Ricardo Barros e Odilio Balbinotti que entercedam junto ao órgão do Governo Federal para liberar a exposição dos animais exóticos.






36 comentários:

  1. E uma vergonha esse politicos se evolverm com o proprietario Ary marcos Borges da Silva.Possuidor de um vasta ficha criminal tais como furto,roubo,assalto entre os mais recentes o estelionato e a perda da carteira de habilitacao por dirigir em alta velocidade..temos tbem reportagens na revista veja do crime de total descaso qdo um funcionario foi atacado por caes e sofreu a perda do menbro anterior.Imagine agora os deputados Ricardo Barros e Odilio Balbinotti tomarem a iniciativa de facilitar o que ja se pode presumir com o total de dezenas de tigres e leoes em jaulas nem um pouco projetadas para tais animais nem ao publico de um "zoologico".Os ataques e incidentes ocorrerao!!!Sera so caso de tempo pois por uma taxa a mais os visitantes tem ate direito a tirar fotos com os animais soltos.

    ResponderExcluir
  2. Na feira é possível encontrar animais, como filhote de leão e uma cobra Píton (Esta espécie é considerada uma das maiores do mundo). A exposição acontece das 10h às 22h, no Shopping Cidade, e é promovida pelo Canil e Escola Emanuel de Maringá. A entrada custa R$ 5,00. Além dos animais exóticos, também é possível encontrar gatos, peixes, cães e roedores, todos à venda. Ari Marcos Borges da Silva, organizador da feira, disse que amanhã haverá sorteio de um filhote de cachorro



    Os visitantes podem tocar nos animais e até tirar fotos com eles

    ResponderExcluir
  3. Uma verdadeira vergonha essa exploracao desses animais!!!Estou surpreso como nenhuma autoridade nao toma nenhuma providencia quanto essa criacao ilegal de leoes e tigres.O risco que a populacao esta correndo e muito grande ja que as intalacoes nem o pessoal tem nenhuma capacidade de manter esses animais!!!por favor denunciem isso o mais rapido o possivel a policia!!prefeitura e ao ibama.!!!!!is e uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Os comentarios anonimos são pateticos
    Gostaria que estes criticos adotassem 1 desses animais, mas como são incopetentes não tem este tipo de capacidade, não fazem nada para melhorar o mundo, só falam merda
    E o anonimo quue fala de ficha criminal gostaria que provasse que eu devo algo p/ a justiça e se mostrasse, não fosse covarde, e mostrasse alguma obra positiva e falasse menas merda e, quanto ao acidente de 1 funcionario que vacilou no tratamento dos cães que mataram o dono, que eu treinei sou padrinho de casamento e, ate hoje me dou muito bem c/ ex funcionario, papel de acusar é de satanás deixa ele fazer o papel dele, porque não faça algo p/ ajudar não a mim, que tem que crescer como pessoa p/ chegar perto de meus animais, mas ajuda em alguma obra positiva vai fazer bem p/ sua pessoa voce vai mudar de vida p/ ,melhor, depende de voce, só de voce.
    Aceito ate criticas construtivas mas, não aceito papo fiado de pessoas incapazes, quanto a minha habilitação mais uma mentira, esta regular, Ary Marcos Borges da Silva. www.canilemanuel.com.br

    ResponderExcluir
  5. axo uma palhaçada esse pessoal, criticando os criadores , com certeza essa pessoas, nao tem nem um cao em casa, por falta de competecia para tal, temos é q agradecer, ao ary e sua esposa, por cuidar dos animais,por nao estarem em algum circo,ou algo pareçido, passando fome maus tratos,e essas pessoa q criticao , e qerem prejudica , e dizem q sao a favor dos animais , porq nao adotao um simples caozinho, ja q querem ser ta certas !!!q so se preo cupao com inss, bolsa familia,porq nao adotao um bicho e facao algo q presta!!!!

    ResponderExcluir
  6. Estive por duas vezes no Canil Emanuel, lá pude constatar o quanto os animais são queridos e bem cuidados, recebem alimentação farta, carinho incondicional de toda a família, Sr.Ary, Sra. Raquel, Srta. Ana, as filhas do Sr. Ary (todos lidam com os animais pessoalmente), e do tratador, é incrível como a maldade das pessoas chega a tanto, emitem opiniões aleatórias na Internet, tentando denegrir pessoas que trabalham e trabalham sério. Quanto a explorar os animais, eles amam sair, serem agradados (já que foram acostumados assim desde pequenos). Todos sabemos o quanto é difícil fazer um trabalho de socialização com os grandes felídeos, o trabalho que a família faz, é algo para ser publicado em livro, em filme é inacreditável para muitos o que conseguem.

    Quanto a exposição dos animais em feiras, por curtos períodos, isto não os maltrata, eles até gostam de se sentirem amados, com certeza faz muito bem a eles, a "saída" ajuda a retirá-los do confinamento, e ajuda a quebrar o stress, que por melhor que sejam as condições dos recintos, ainda sim, é confinamento). Claro que para manter estes animais, além de muito tempo despendido, de muito conhecimento é preciso de dinheiro para alimentação, sabemos todos que é a base de carne, o que não é barato, logicamente as feiras ajudam a custear a sobrevivência deles, infelizmente no nosso país não há ajuda efetiva de orgãos governamentais para este fim.

    O bom seria se pudesse-mos deixá-los soltos em grandes reservas, custeadas pelo governo, protegidas, infelizmente sabemos que isto HOJE parece ser impossível, pois até na India, atacam e matam os tigres nas reservas para vender suas peles, orgãos, dentes, etc (amplamente divulgado na TV no canl Animal Plantet).

    Felizmente temos pessoas com a família do Ary que fazem um trabalho belissímo e ajudam a não deixar que principalmente os Tigres cheguem a extinção, fato este já ocorrido já com várias sub-espécies de Tigres e tantas outras espécies nativas e exóticas.

    Fica registrado meu abraço e admiração pela família do Ary.

    ResponderExcluir
  7. A A A Denúncia
    Empresário cria grandes felinos com fins comerciais e é investigado pelo Ibama/PR
    14 de maio de 2010
    Maninho Pacheco
    maninho.pacheco@uol.com.br

    Veja o site do “canil” desse cidadão: http://www.canilemanuel.com.br/

    Note que, em um dos links no cabeçalho, ele destaca “importação e exportação”. Pergunto: importação e exportação de quê? O site alega ser de cães, mas será só isso?



    Foca denuncia ‘tutor’ de tigre paranaense

    O suposto “tutor” de um tigre de 120 kg que deu entrada no Hospital Veterinário da Universidade Paranaense (UNIPAR) com diversos problemas de saúde, está longe de ser um defensor da fauna exótica que “acolhe animais apreendidos pelos órgãos ambientais”.

    Ary Marcos Borges da Silva é um empresário que está à frente do Canil e Escola Emanuel, em Maringá. O local abriga leões africanos, tigres siberianos e de Sumatra para utilizá-los em exposições. Tudo indica que o local também promove a procriação desses animais. Pelo menos é o que se depreende da notícia divulgada pelo Diário de Maringá.

    Quem primeiro passou a investigar as atividades do empresário Ary Marcos Borges da Silva foi o Fórum Capixaba em Defesa dos Direitos e Bem Estar dos Animais (Foca), do Espírito Santo. Através da Superintendência do Ibama daquele estado, o Foca foi informado pelo Ibama do Paraná que o Canil e Escola Emanuel é um estabelecimento registrado como mantenedouro de fauna exótica, mas que não tem autorização para reproduzir e, muito menos, para vender animais.

    O Ibama/PR tem questionado o Ibama/Brasília sobre as exposições itinerantes promovidas por Ary Marcos. Até o momento a direção do órgão em Brasília não tomou nenhuma medida concreta.

    twitter: @ManinhoPacheco
    Cel.: (27) 8131.5599
    maninho.pacheco@uol.com.br
    imprensa@sindicomerciarios.org.br
    maninho@sindfer.com.br
    maninhopacheco64@hotmail.com






    tags Ary Marcos Borges da Silva Canil e Escola Emanuel fauna Maringá tigres Twit this Digg Facebook Reddit Google StumbleUpon Delicious Dzone Blinklist Blogmarks Furl Newsvine Technorati Magnolia Myspace Yahoo Buzz Sphinn Mixx Jamespot Meneame
    Versão amigável
    para impressão

    Enviar por e-mail
    para um amigo

    Adicionar aos
    seus favoritos

    Comunicar erros

    Comentários

    1. Daniele de Miranda (14 de maio de 2010, 12:18), disse: É um absurdo!
    2. PATRICIA NASSER (16 de maio de 2010, 01:00), disse: VAMOS TORCER PARA QUE O IBAMA FAÇA ALGO A RESPEITO DAS ATIVIDADES DESTE CANIL EMANUEL.
    3. Claudia (31 de maio de 2010, 15:07), disse: Bem antenada a Eliana e bem informada a equipe dela, que ontem fizeram a maior propaganda deste infeliz no programa do SBT. Achei tudo um absurdo e resolvi pesquisar mais a respeito, não foi difícil encontrar notícias como esta, levantando questões a respeito da intenção e competência duvidosa do sr. Ari e Cia…

    ResponderExcluir
  8. terça-feira, 26 de janeiro de 2010
    IBAMA PROÍBE VISITAÇÃO À CANIL DE MARINGÁ


    Sera mesmo que a lei esta sendo obedecida????

    ResponderExcluir
  9. o Ibama vai deferir o pedido como positivo e operante! eu garanto! continue trabalhando ARY MARCOS, enquanto outros traficam, roubam, matam você trabalha, esses medíocres serão esquecidos e você exaltado, e vamos ao projeto do filme e do livro da tua história.
    Celso Ferereira Neto - Lisboa - Portugal

    ResponderExcluir
  10. Maltratados os bichos não são, porque senão o Leão Ariel já teria comido todo mundo naquele local, né, kakakakaka...Ao invés de criticar façam algo bom pela natureza e por esses animais, levem alimentos e remédios em vez de falar pelos cotovelos e só olhar com maus olhos o que as pessoas fazem. FAÇAM ALGO BOM NA VIDA, adotem um animal de rua cheio de doenças e cuidem dele dê um lar a ele, vocês tem coragem de fazer isso? Aposto que não, isso é para quem tem alma e coraçao bom de verdade.

    ResponderExcluir
  11. Bando de jaguara que fica criticando...
    eu já visitei o Ariel.. e os tigrinhos.. ja dei mamadeira pra eles... duvido quem nunca gostaria de fazer isso.
    Esse pessoal tinha que ganhar medalhas por tratar tão bem desses bichos, acredito que não tem nenhum criador tão capacitado quanto o Ary e toda a sua família, só conhecendo eles pra poder falar, e o canil só está fechado porque precisa mudar pra zoo.. apenas isso, o ibama nao quer que ele pare de trabalhar, muito pelo contrário, o ibama está mandando mais bichos pra eles cuidarem, e mandam pra eles pois não tem ninguem tão capacitado no Brasil pra poder realizar essa tarefa tão dificil. Então voce que está no mundo pra criticar.. cala a boca e vai fazer alguma coisa de útil..

    ResponderExcluir
  12. Esta aberta ao publico a visitacao???E quanto custa ?Estou querendo ir la no final de semana levar meus filhos para ver criacao de tigres

    ResponderExcluir
  13. Muita gente está chateada em não poder visitar os novos filhotes de tigre do Canil e Escola Emanuel, isso tudo porque o Ibama notificou a empresa de propriedade de Ari Marcos Borges da Silva, proibindo a visitação e exposição dos animais, devido ainda ao não credenciamento como zoológico. E não há quem resista as essas fofuras que nasceram a alguns meses, o mais novo já chamado de Lula, porque ter uma patinha com um pequeno defeito, e o outro maiorzinho de Baruk. E vale ressaltar a competencia dos médicos-veterinários do Canil Emanuel, pois a reprodução em cativeiro dessa espécie é muito difícil.

    ResponderExcluir
  14. Caro Amigo ARY,
    Boa noite

    Tomando ciencia de todas as críticas acima, pergunto


    a) IBAMA - Criar restrições é facil, porem não vemos dar alternativas melhores ou qualquer alternativa de solução eficácia.

    b) Demais - Pergunta: O que vc`s tem feito em favor da Fauna e da Flora? Cite qualquer benefício e ap[os isto comece a fazer criticas.

    ResponderExcluir
  15. Joanna Valéria Acosta21 de novembro de 2010 às 17:33

    acabo de ver a reportagem sobre A DOENÇA DO LEÃO ARIEL. fikei emocionada, axo q naum tem quem naum se emocione, q dor q dá no nosso coração, ver um bicho tão feliz, com um, problema tão grave... Ary e família, o Brasil todo está torcendo pelo Ariel, queremos vê-lo sadio e feliz novamente.... moro em Paranavaí, pertinho de Mgá, gostaria de ter a chance de conhecer seu canil. parabéns pelo sua dedicação com seus animais....

    ResponderExcluir
  16. para essas pessoas que criticam o trabalho do canil emanuel, poderiam defender os animais que são maltratados que aparecem na internet bando de desocupados, voces são capazes de cuidar de um gatinho domestico? quando cuidarem de um animal melhor que o sr. ary talves sejam moralistas de criticar alquem.

    ResponderExcluir
  17. É um absurdo enorme o que o jornalista acima fala, pois eu estive pessoalmente em visita ao Canil e vi toda a paixão, carisma, abnegação e muito mais, com que o Ary, a Raquel, filhas e quipe cuidam destes animais. Tudo o que ele falou é uma grande calúnia.
    Agora peço para orarem pela vida de Ariel, este leão enviado por DEUS para nos mostrar o que é amor incondicional!!! Parabéns para Ary e família!!!!
    Maria do Carmo Nobile Orsi (Tatuí - SP)

    ResponderExcluir
  18. Aos proprietários do canil parabéns pelo belíssimo trabalho com esses belíssimos animais, que com toda certeza que precisam da ajuda de pessoas como vocês. Quanto aos comentários ruins, faz parte, sempre vão existir pessoas favorávies e outras não. A questão é a seguinte: a o as pessoas que estão reclamando estão fazendo para ajudar estes animais. NADA. ENTÃO AO INVÉS DE RECLAMAR FAÇAM ALGUMAS COISA QUE POSSA CONTRIBUIR PARA UMA VIDA MELHOR DESSES ANIMAIS. Obrigado e fiquem todos com DEUS.

    ResponderExcluir
  19. Prezados “Maninho”, tal FOCA, Patrícia, Daniele, Cláudia e demais críticos anônimos (ou “tímidos”?) desconhecedores do real trabalho realizado pela família do Sr. Ari Marcos.
    Não tenho tempo a perder com discussões de pessoas que não tem vida própria e que não participam da campanha pela vida: CADA UMA CUIDA DA SUA!
    Mas sou estudada, formada, treinada, especialista e trabalho com Conservação da Natureza. Não posso me calar diante de tanta IGNORÂNCIA!
    Portanto, deixarei duas frases comentadas para reflexão:

    1. "Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais." (Victor Hugo)
    Comentário: Você se considera civilizado o suficiente para VALORIZAR o trabalho de outro animal cuja espécie é a mesma que a sua, RESPEITANDO o seu semelhante, sem tentar, em vão, corrompê-lo? Ou prefere (e acredita!) que tigres e leões possam te explicar por que eles estão sendo criados em cativeiro? Você sabe a resposta para essa pergunta, meu caro???!!!

    2. "Em termos de evolução, bem maior é o débito da Humanidade para com os animais do que o crédito que lhes temos dispensado para seu bem-estar e progresso." (Eurípedes Kuhl)
    Comentário: Você concorda que os nossos ancestrais já acabaram com muitas espécies da fauna e flora? (Sugiram que leiam: “O Poema Imperfeito: Crônicas de Biologia, Conservação da Natureza e Seus Heróis - Fernando Fernandez”). Ou tem alguém ai que afirma que é melhor cruzarmos os braços e vermos as espécies sendo extintas, do que TENTAR fazer algo por animais irracionais? Ou você ainda espera ouvir um tigre dizer: “Por favor homenzinho, salve-me...”

    Ao invés de só criticar, procure ver o lado bom de quem está tentando conservar espécies. Informe-se melhor sobre o assunto! Tenham opinião própria, leiam mais sobre o que esta sendo discutido na atualidade...
    Sei que o ideal não é tirar o animal do seu habitat natural, mas HOJE é a única coisa que conseguimos fazer para tentar conservar algumas espécies. Se você tem outra sugestão mais tangível nos dias atuais, PROPONHA!
    Ao Sr. Ari Marcos e sua família, meus parabéns! Não desanimem, pois a caminhada para a conservação é longa e com muitos obstáculos. Mas tenho certeza que serão ainda mais vitoriosos!
    Atenciosamente,
    Mônica

    ResponderExcluir
  20. Caro Ari não liga pelos comentarios ruim, eles só vão servi para te elevar cada vez mais parabéns pelo bonito trabalho, e torço para que o Ariel se recupere
    Abços Bety - Maringá-Pr

    ResponderExcluir
  21. Cara que absurdo o primeiro comentário, deve ser gente q não tem o que fazer ou tá com a maior inveja, pq vc põe anonimo vagabundo, não tem coragem de falar na cara né desgraçado!

    ResponderExcluir
  22. Como é dificil agradar a gregos e troianos.
    Ari,continue seu trabalho com seus animais,dando amor e respeito.Enquanto ediotas perde tempo em acusar e criticar os que fazem algo de bom .Voce continua seu trabalho.O Brasil inteiro esta acompanhando a recuperação do Ariel.Deus te abençõe
    e continue assim amando os animais ,e gratificante e o retorno e maior ainda cuidar de animais .Tenho respeito por seu trabalho com sua familia.Parabéns.Não responda aos anonimos.
    nem perca seu tempo.Normalmente os infelizes são criticos.Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  23. ari e raquel por favor escrevam para dizer como estar o ariel sofro junto com vcs pela recuperaçao dele um abraço cristina

    ResponderExcluir
  24. Nem Jesus Cristo de Nazaré, agradou todos .
    Mas não estou aqui pra agradar a seres humanos e sim os animais, que precisam de mim e do meu conhecimento animal, agora uma situação é que eu e minha famlia temos um espirito de gratidão e, agradecemos de todo o coração c/ toda a nossa sinceridade aos seres humanos que reconhecem nosso trabalho e dedicação c/ esses animais todos sem acepção. Todos do menor ao maior comentarios positivos postados aqui, e em outros sites e blog's e, os maus comentarios não prosperarão nos fazendo desanimar e desistir destes nobres e espetaculares animais, deixando os mesmos perecer, não vamos desistir em hipotese alguma, vamos continuar com toda garra e ferocidade e sempre lembrando e agradecendo a todos que nos mandam estas mensagens prosperas, positivas que para nós é uma injeção de animo para continuarmos a luta, o bom combate ignorando os pateticos que sabem só criticar, muitos ainda covardes nem aparecem e outros quem são? o que fizeram de bom ? Simples coitados, pobres de espirito!!! mas uma vez obrigado de coração a todos que estão diretamente e indiretamente conosco neste projeto, Deus abençoe ricamente a cada um em especial, pode contar conosco que vamos estar aqui inabalaveis, lutando em favor dos magnificos animais que nos retribuem c/ amor inconstitucional e se colocamos a disposição de cada pessoa positiva.
    Valeu, forte abraço a todos.
    Obs: Ariel manda lembrançãs e se recupera a cada dia que passa p/ a nossa felicidade e com muita fé em Deus logo para a alegria da galera toda (positiva) estara andando o mais breve Atenciosamente : Ary Marcos Borges da Silva.

    ResponderExcluir
  25. Voces devem estar de brincadeira:
    "amor inconstitucional"
    Espero que voces ainda tenham pelo menos o bom senso de voltar a frequentar o mobral e aprender a escrever!!!Onde vai para esse Brasil??

    ResponderExcluir
  26. http://www.anda.jor.br/2010/05/14/empresario-cria-grandes-felinos-com-fins-comerciais-e-e-investigado-pelo-ibamapr/

    ResponderExcluir
  27. A todos os criticos vai essa msg:

    A inveja é a amargura que se sofre por causa da felicidade alheia.

    Estou indignada com tanta coisas sem nexo postada aqui. Cada absurdo, em cada palavra escrita por esse anônimo sinto a infelicidade dele, sinto o odio dele, acho que ele gostaria de estar no lugar de vcs, so pode.

    Ary, Raquel e familia, continuam assim, q Deus possa abençoar vcs e o trabalho de vcs a cada dia mas e mais, pois isso não é pra qualquer um, é pra pessoas capacitadas como vcs.

    Eu estou por dentro de tudo, pois sempre tenho acompanhado o trabalho de vcs, em jornais, programas de tv, e at pela internet.

    Vai minha admiração.

    Roberto Goborin.

    ResponderExcluir
  28. Esse país é uma VERGONHA! Como é q um infeliz decide reproduzir animais sevagens em cativeiro e fica por isso mesmo? O cara tinha q estar numa cadeia, isso sim!

    Não suporto gigolô de bicho!
    Bota o vagal a trabalhar e parar de explorar os bichos!
    Gigolozão sim e quem visita é sem noção achar legal um animal selvagem em jaula. Qd morrer uns vão abrir os olhos.
    Roberta Goboreba

    ResponderExcluir
  29. vamos mandar a ficha dele p eliana!!!coitada, mal sabe do risco q esta correndo

    ResponderExcluir
  30. Note que, em um dos links no cabeçalho, ele destaca “importação e exportação”. Pergunto: importação e exportação de quê? O site alega ser de cães, mas será só isso?

    ResponderExcluir
  31. um vergonha esse pessoal que coloca esse falso motivo de cuidar do animais fazer isso o meio de sobrevivencia!!!!!!Enquanto existir esse tipo de gente sempre vamos ter animais nas jaulas!!!

    ResponderExcluir
  32. acredito que eu não sou ninguém para julgar !!!! também sou cheia de defeitos não é porque eu não exploro animais que eu sou melhor ou menor que alguém eu acredito que td o que ARY tem feito pelo leão ARIEL já bastam para pagar qualquer duvidas que tenhamos com relação a seu carater...Eu acredito que o amor que ele e sua família não só pelo ARIEL mais sim também pelos demais bichinhos do canil emanuel e veridico e digo a eles emanuel sim para vcs pois EMANUEL significa DEUS CONOSCO e Deus é com vcs!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Vão trabalhar corja de vagabundos ao invés de falar da vida dos outros, vai ver vcs não tem nem um cãozinho em casa. Vcs que criticam tanto não estão nem ai pro animais,qerem mais é que eles se danem, só estão mesmo é esperando que tudo se acabe. O que vcs vão deixar pros futuro,incompetentes.
    Parabéns, Ary e familia.

    ResponderExcluir
  34. Vocês acham que a Eliana é muito gente boa, néh ... seus idiotas...

    ResponderExcluir
  35. Olha gente! Além e contribuir financeiramente com o Leão Ariel, rezei muito por ele.
    E agora, acompanhando tudo fiquei com uma dúvida enorme.
    Li nas informações do Instituto Emanuel que...O Instituto e Abrigo de Animais Ariel é um mantenedor e conservador da fauna silvestre, portanto possuímos regras impostas pelo IBAMA com base na Portaria n.º 108/94 (vide http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_108_94.pdf). Que inibe o acesso a visitação pública, uma vez que não somos um Zoológico.
    Mas a reproduçõa de grandes felinos exóticos é proibida pelo IBAMA. Como o Instituto pode reproduzí-los?
    Entrei em contato com o IBAMA/PR e me iformaram que não é permitido esse tipo de reprodução em mantenedor da fauna exótica.
    Como agora eles estão escrevendo que tigrinhos precisam de nossa ajuda, minha filha quer "amadrinhar" um tigrinho deles...
    Mas como posso fazer isso? Sendo que é ilegal?
    Daqui a pouco existirão um monte de tigrinhos...
    Como vai ser isso?
    Tentei perguntar a eles mas não obtive resposta...
    Sandra P.

    ResponderExcluir
  36. acho lindo seus trabalhos ary e raquel a gente ve o quanto vcs gostam dos animais continue semple assim bjs

    ResponderExcluir