quinta-feira, 27 de maio de 2010

PROJETO PARA IMPEDIR LUTAS VIOLENTAS NA TV

O Deputado José Mentor(PT-SP) apresentou imagens de algumas lutas de Muai Thay e das chamadas Mixed Marcial Arts (MMA). Ele criticou a brutalidade das cenas e disse que apresentou o projeto como cidadão e telespectador. O deputado comparou os embates televisionados, que hoje movimentam milhões de dólares, às lutas entre gladiadores da Roma antiga. “Nestas lutas, a agressão é dolosa. O objetivo é ferir o adversário”, afirmou. De acordo com ele, uma legislação que se preocupa em coibir rodeios, rinhas de galo e outros tipos de violência contra os animais não pode permitir a exposição de agressões contra seres humanos.

Para o deputado, quando o esporte ganha o tom da comercialização, “a barbárie, os golpes violentos e o sangue” beneficiam o aumento da audiência. Ele se mostrou aberto a discutir mudanças no projeto. “Consegui trazer a discussão do problema do tatame para a Câmara”, disse. O relator da matéria, deputado Fábio Faria (PNM-RN), também sugeriu a discussão de um substitutivo para o projeto de lei. Contrários à proposta, participantes da audiência envolvidos com a prática das lutas de MMA defenderam mudanças na regulamentação e maior divulgação das regras das competições.

Entre eles estavam o vice-presidente da Confederação de Muai Thay, Artur Mariano; o organizador do Jungle Fight, Wallid Ismail; o presidente do Sindicato dos Profissionais de Lutas e Artes Marciais de São Paulo, Carlos Maiolino, e o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Também participaram da audiência o diretor de Esportes da Rede TV, Terence Mattar de Carvalho Paiva; o coordenador do Observatório da Mídia Regional, Edgar Recouças; o diretor do Colégio Marista Champgnat, Irmão Joaquim Oliveira e o presidente da Igreja Universal, Bispo Gerônimo Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário