terça-feira, 4 de maio de 2010

PARANÁ CONTRA A FEBRE AFTOSA

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha, lançou no ultimo dia (30) a primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa deste ano, que se estenderá até o dia 31 de maio
Nessa campanha a Secretaria da Agricultura espera imunizar cerca de 4,6 milhões de animais bovinos e bubalinos jovens. “Essa etapa é uma segunda fase do que foi feito em 2009 com o objetivo de vacinar tão-somente animais de zero a 24 meses de vida. Isso faz parte de um acordo firmado sob recomendação do Ministério da Agricultura, para que possamos buscar a condição de Estado livre da aftosa sem vacinação”, disse o secretário Erikson Chandoha.
Após receber o status nacional, vem um segundo momento que é a conquista do status internacional de livre da aftosa sem vacinação. Este status, segundo ele, passa por alguns ajustes de acordo com a Normativa 44 do Ministério.
“Primeiro temos que fazer o dever de casa, tanto o poder público quanto privado, no que se refere à estrutura física e humana. A estrutura humana está avançando porque o governador Orlando Pessuti determinou a contratação de mais de 300 profissionais de nível superior e médio. Quanto à estrutura física estamos fazendo o devido levantamento para então readequar os postos de fiscalização em nossas barreiras” destacou o secretário.
Lembrando que Para cada animal não-vacinado, o produtor poderá ser multado em R$ 81,43, além de ter que vacinar posteriormente. A comprovação da vacina deve ser feita até o dia 31 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário